segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Gomorra



Gomorra é baseado no livro do jornalista Roberto Saviano, que esteve infiltrado na máfia italiana e resolve contar os maiores segredos do grupo. Após publicar a obra, o jornalista foi ameaçado de morte pelos mafiosos da "Comorra". Ele vive sob proteção policial 24 horas por dia desde outubro de 2006. Os desdobramentos da publicação do livro já ilustram o que o espectador pode encontrar no filme.

O diretor Mateo Garrone utiliza a estratégia do "filme-mosaico" para contar o cotidiano da máfia italiana. São varias tramas diferentes que acabam se unindo em um certo momento da produção. O perigo de realizar filmes dessa maneira é que algumas estórias acabam se tornando mais interessantes que outras, o que acarreta no cansaço dos espectadores. Se existem dois "filmes-mosaico" muito bem dirigidos e com roteiro brilhante são: "21 Gramas" (2003) e "Amores Brutos" (2000). Ao contrário desses dois, "Gomorra" peca e deixa a desejar quando se trata de ritmo.

Mas se o filme não é acelerado e chega a ser até cansativo, ele pode ser elogiado por alguns quesitos técnicos. Mateo Garrone transmite o tom documental do filme quando faz com que o espectador tenha a sensação que tudo foi filmado por alguém inexperiente, tipo "uma câmera na mão e uma idéia na cabeça". O que é bastante interessante. Outro ponto interessante foi a falta de glamour dos mafiosos. Contrariando o que muitos filmes mostram, no caso de "Gomorra" bandido não investe em obras de artes, não compra roupas caras para a esposa e/ou amante e nem vive em uma casa chique. Os mafiosos italianos continuam sendo rudes e com mau gosto. Essa forma de encarar a "ascensão" é primordial para ter uma noção do que realmente o dinheiro representa para esses bandidos.

"Gomorra" é um filme que deixou a crítica bastante dividida. Não se pode esquecer que ele ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes, o que representa um dos maiores reconhecimentos que um filme pode obter. Mas por outro lado, alguns críticos consideram que a idéia de "Gomorra" é excelente, mas pecou em ritmo e em uma ligação melhor do roteiro.


Ficha Técnica:

Gomorra (Gomorra)
Itália - 2008
Direção: Mateo Garrone
Produção: Domenico Procacci
Roteiro: Matteo Garrone, Roberto Saviano, Maurizio Braucci, Ugo Chiti, Gianni Di Gregorio e Massimo Gaudioso. Baseado no livro de Roberto Saviano
Fotografia: Marco Onorato
Trilha Sonora:
Elenco: Salvatore Abruzzese, Simone Sacchettino, Saltavore Ruocco, Vincenzo Fabricino, Vincenzo Altamura, Italo Renza, Gienfelice Imparato, Maria Nazionale
Duração: 137 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário