segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo



Parece que Príncipe da Pérsia foi a maneira encontrada pela Disney para repetir o grande sucesso que a franquia Piratas do Caribe alcançou. Apesar da tentativa, ainda é preciso aprimorar muito os próximos filmes de Príncipe da Pérsia para atingir a mesma aceitação do público.

Apesar de não ter conquistado a platéia de primeira, o filme segue a mesma fórmula desenvolvida pelos filmes de ação da Disney, em parceria com o produtor Jerry Bruckheimer: muita ação, efeitos especiais de alta qualidade e estórias exóticas, que mexem com a imaginação do público. A verdade é que Príncipe da Pérsia sofre das mesmas frustrações que as várias adaptações de jogos de video game para o cinema: nos jogos é possível interagir com as personagens, já no cinema a platéia apenas observa o desenrolar dos fatos. Então, para agradar o público é necessário um roteiro consistente e envolvente. O problema é que em Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo tudo acontece como uma simples sequência de acontecimentos, parece que nada tem finalidade e que o Príncipe Dastan (Jake Gyllenhaal) faz tudo por mera sorte. Ou seja, apesar do tom didático com que o filme é narrado, de alguma maneira, as coisas continuam confusas para o espectador que não conhecia a trama através dos jogos de video game.

No filme, o Príncipe Dastan (Jake Gyllenhall) se junta a princesa Tamina (Gemma Arterton), para proteger uma adaga antiga que tem o poder de inverter o tempo e permitir ao seu possessor o domínio do mundo. Excluindo toda a previsibilidade da estória, Príncipe da Pérsia ainda demora a engrenar, mas depois disso, até se torna um bom entretenimento. Com certeza não é o pior filme realizado pela Disney em parceria com Jerry Bruckheimer, e as outras sequências podem acabar melhorando e dando um outro rumo à nova franquia.

Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo consegue divertir e não é um filme cansativo - apesar de demorar para engrenar. Apesar da diversão, como diriam os degustadores de cerveja, o grau de drinkability do filme é baixo, ou seja, a vontade de assistir o que vem por aí não é satisfatória.


Ficha Técnica:

Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (Prince of Persia: The Sands of Time)
Estados Unidos - 2010
Direção: Mike Newell
Produção: Jerry Bruckheimer, Chad Oman, Eric Mcleod, Mike Stenson
Roteiro: Jordan Mechner, Boaz Yakin, Doug Miro, Carlo Bernard
Fotografia: John Seale
Trilha Sonora: Harry Gregson-Williams
Elenco: Jake Gyllenhaal, Gemma Arterton, Ben Kingsley, Alfred Molina, Ronald Pickup, Steve Toussaint, Richard Coyle, Toby Kebbell, Reece Ritchie, Gísli Örn Garöarsson, William Foster
Duração: 116 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário