segunda-feira, 14 de março de 2011

Persépolis



Marjane Satrapi é uma jovem iraniana de 8 anos que não se enquadra no perfil das garotas da sua idade: ela sonha em salvar o mundo, ouve de punk-rock (na medida do possível) e questiona o direito das mulheres e dos cidadãos do Irã, que estão subjulgados pela religião. A história de Marjane Satrapi não é única. Os países que possuem ditadores no poder estão sujeitos a esse tipo de rebeldia e comportamento. A diferença é que poucas pessoas são corajosas o suficiente para manifestar essa insatisfação.

O livro em quadrinhos que deu origem ao filme foi publicado na França em 2002 e foi um sucesso de vendas por lá. Aqui no Brasil foi diferente, talvez os leitores brasileiros não estejam muito acostumados com o formato HQ. Mas a adaptação cinematográfica conseguiu popularizar a história de Marjane Satrapi. O filme foi realizado no formato de animação em preto e branco e conquistou a plateia; tanto que foi escolhido para ser exibido no Festival Internacional de São Paulo.

Talvez um dos motivos de "Persépolis" ter dado tão certo foi a participação da própria autora na direção do filme. O desenho dos quadrinhos é exatamente igual às imagens do cinema. E além da estética, Marjane Satrapi pôde levar para a tela tudo aquilo que imaginou enquanto escrevia o livro. O reconhecimento foi tão grande que "Persépolis" ganhou o Grande Prêmio do Juri no Festival de Cannes, seis indicações ao Cesar (prêmio francês) e candidato os Oscar de Melhor Filme de Animação.

"Persépolis" é mais que uma história de uma garota que se sente estrangeira no próprio país. O filme também mostra como os governos ditatoriais conseguem manter a população conformada com a vida que levam; como as crianças são doutrinadas a acreditar em todas as palavras do ditador, desde o período colegial; como as crenças da família são jogadas em segundo plano para que nenhum integrante sofra as consequências por expor ideias contrárias as do governo etc. Dá pra ter uma aula de alienação e "lavagem cerebral".

O filme de Marjane Satrapi e Vincent Paronnau está longe de ser enquadrado nos clichês do cinema: a proposta tridimensional dos Estados Unidos, as viagens fantásticas dos japoneses e a infantilidade das animações. "Persépolis" é a adaptação de uma história real para o cinema. Sem muitos disfarces e apelos.


Ficha Técnica:

Persépolis (Persépolis)
França - 2007
Direção: Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud
Produção: Xavier e Marc-Antoine Robert
Roteiro: Vincent Paronnaud, baseado no livro de Marjane Satrapi
Fotografia: Marisa Musy
Trilha Sonora: Olivier Bernet
Elenco: Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve. Danielle Darrieux, Simon Abkarian, Gabrielle Lopes Benites, François Jerosme
Duração: 95 minutos

Um comentário:

  1. Tive a oportunidade de lêr o quadrinho (que alias é fabuloso). "Persépolis" não é só uma animação, é também um documentário animado. O momento mais hilário do filme talvez seja o mercado negro de música, quando são oferecidos a ela várias bandas até chegar em "Iron Maiden". Eu vejo o quadrinho, eu leio o filme.

    ResponderExcluir