quinta-feira, 3 de março de 2011

Amnésia



Uma das maiores injustiças que o Oscar cometeu na categoria "Roteiro Original" foi não ter premiado Christopher Nolan por "A Origem". Afinal, "O Discurso do Rei" já é uma história real - sem querer discutir sua qualidade do filme, é claro - mas a ideia de Christopher Nolan é impressionante e surreal. E o mesmo acontecem com "Amnésia". É certo que não é tão diferente quanto "A Origem", até porque o que sobressai em "Amnésia" é a narrativa, mas até os mínimos detalhes - que são a marca registrada do diretor - estão lá.

A namorada de Leonard Shelby (Guy Pearce) foi brutalmente assassinada e ele prometeu que o sentido de sua vida seria achar o assassino. O problema é que Leonard não consegue guardar informações por muito tempo. E as únicas lembranças concretas que ele tem são as de antes do incidente. Para lembrar dos acontecimentos recentes Leonard utiliza bilhetes, tatuagens e a confiança das pessoas. Além do roteiro ser intrigante, a narrativa escolhida por Christopher Nolan foi essencial para que o filme desse certo.

A trama toda é contada de trás pra frente. É verdade que em alguns momentos o espectador se sente perdido em meio às ideias de Leonard. Mas o que poderia ser enquadrado como uma falha é, na verdade, a intenção do diretor. Christopher Nolan faz a platéia sentir toda a dúvida e a impotência do personagem principal. A pior sensação desse filme é ter que passar o resto da vida confiando cegamente nas pessoas; até mesmo naquelas que você nunca viu.

Para entender "Amnésia" é necessário toda atenção do mundo. Só dessa maneira vai ser possível entender os pequenos detalhes e metáforas utilizadas pelo diretor. Mas tudo vale muito a pena. É incrível como Christopher Nolan transforma um filme de gênero policial/suspense em uma obra fantástica e complexa - no bom sentido. Mas além de atenção é preciso que o espectador compre a narrativa e siga com ela até o fim. Caso contrário, ele vai perder o melhor da produção.

"Amnésia" é um daqueles filmes que o final é o que menos interessa; já que o filme já começa pelo fim. O que realmente está em questão é o desenrolar da trama. Christopher Nolan é, com certeza, um diretor muito promissor. Se ele tiver liberdade para efetivar tudo o que imagina, grandes filmes virão futuramente.

Lançado primeiramente no circuito de cinema de arte, "Amnésia" não subestima o público: o diretor realmente acredita que a plateia vai comprar a ideia da narrativa e vai entender aonde o filme quer chegar. "Amnésia" não tem nenhuma fraqueza ou erro. É um filme muito bem construído, com atuações brilhantes - principalmente as de Guy Pearce, Joe Pantoliano e, secundariamente, Carrie-Anne Moss.



Ficha Técnica:
Amnésia (Memento)
Estados Unidos – 2000
Direção: Christopher Nolan
Produção: Suzanne Todd, Jennifer Todd
Roteiro: Christopher Nolan
Fotografia: Wally Pfister
Trilha Sonora: David Julyan
Elenco: Stephen Tobolowski, Guy Pearce, Joe Pantoliano, Larry Holden, Carrie-Anne Moss, Jorja Fox, Harriet Samson Harris, Callum Keith Rennie, Mark Boone Junior, Marianne Muellerleile, Russ Fega, Thomas Lennon, Kimberly Campbell
Duração: 114 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário