quinta-feira, 1 de abril de 2010
O Gavião do Mar
O Gavião do Mar (The Sea Hawk)
Estados Unidos, 1940
Direção: Michael Curtiz
Desde que o cinema tornou-se um fenômeno comercial, as produtoras tendem a manter a mesma equipe para realizar um filme quando ele torna-se um sucesso. Dentre vários exemplos é possível encaixar O Gavião do Mar entre eles. A Warner não exitou em continuar trabalhando com os atores Errol Flynn, Claude Rains e Alan Hale. Com o diretor Michael Curtiz e com o compositor Erich Wolfgang Korngold. Todos eles estiveram juntos na produção do filme "As Aventuras de Robin Hood", grande sucesso do estúdio em 1938.
O fato é que O Gavião do Mar é considerado até hoje como um dos nomes máximos do gênero "capa e espada"ou espadachim. Erron Flynn mostra uma charmosa atuação no papel de Geoffrey Thorpe: um pirata que em segredo faz um pacto com a rainha da Inglaterra para atacar navios espanhóis no Panamá que, supostamente, estão abarrotados de ouro. O filme gira em torno da viagem do capitão Thorpe para chegar aos navios espanhóis.
Porém, como todo filme, O Gavião do Mar não é isento de ideologia: no final da aventura, a Rainha Elizabeth (Flora Robinson), faz um discurso encorajando os ingleses a batalharem pela pátria, por justiça e para que não permitam que o mundo inteiro seja dominado por apenas um homem. De acordo com o contexto histórico da época, este era um discurso que se aplicava aos ingleses para reagirem contra o domínio de Hitler.
Abaixo o trailer do filme:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário