sábado, 24 de abril de 2010

Corações e Mentes




Corações e Mentes (Minds and Hearts)
Estados Unidos - 1974
Direção: Peter Davis

Corações e Mentes é o retrato mais cruel da Guerra do Vietnã. O diretor Peter Davis colheu depoimentos de oficiais, políticos, familiares de soldados, civis e autoridades européis e asiáticas, para montar um fiel retrato do que acontecia nos anos de ocupação americana no Vietnã. O documentário é tão chocante que faz com que o espectador sinta como se fizesse parte de tudo o que aconteceu na Guerra e como se uma daquelas vítimas fosse parte de sua família; o que só acontece devido ao diretor ter conseguido retirar daqueles atores de guerra seu lado mais humano e sensível. Não é preciso usar nenhuma trilha sonora e nenhum ator para conferir ao documentário dramaticidade, só a exposição dos fatos já se encarrega disso.
O documentário vai no rumo contrário de tudo que era apresentado sobre o Vietnã até então. Normalmente os filmes ficavam concentrados em pequenos conflitos e fazia um crítica indireta aos Estados Unidos. Peter Davis fez tudo diferente: mostrou a face do conflito e fez uma crítica mais indireta possível aos americanos. Outra inovação do diretor foi a possibilidade dos vietnamitas expressarem o que estavam sentindo com a Guerra e pedir por justiça. Fica nítido também a pretensão dos americanos de serem sempre os justiceiros, tentando afastar o "mal" de todas as frágeis nações em qualquer continente.
O maior mérito de Peter Davis foi fazer um documentário que foge do sensacionalismo, diferente do que acontece com Michael Moore, por exemplo. Corações e Mentes trata seus entrevistados com respeito, não persegue ninguém para colher informações e faz as perguntas mais ácidas da forma mais sutil possível. É uma aula de como fazer documentário, de como o diretor deve proceder e de como emocionar o espectador usando apenas a vida real como elemento, sem trilhas sonoras e interpretações forçadas.
E falando em emoções, a última cena do filme é inesquecível: a equipe estava filmando exatamente no momento em que bombas de Napalm caíram e, então, aparece uma menina correndo com o corpo todo queimado, junto com outras crianças, e até um bêbê no colo do pai na mesma situação. A menina com o corpo queimado é a mesma da foto histórica que é usada sempre que se fala na Guerra do Vietnã.



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