quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Doutor Jivago



Doutor Jivago é uma adaptação do livro de Boris Pasternak, que trata da história da Rússia do início do século XX. Primeira Guerra Mundial, Revolução Socialista e Guerra Civil, Jivago (Omar Sharif) e Lara (Julie Christie) precisam passar por todos esses acontecimentos para tentar ficar juntos. Se não bastasse os fatos históricos, os dois são casados e passaram anos sem se ver. "Doutor Jivago" é uma trama de amor e um grande relato sobre a história de um povo e de uma nação que enfrentaram tantas dificuldades em tão pouco tempo.

"Doutor Jivago" tem todos os elementos que um grande filme precisa ter: uma bela estória de amor, a exploração de uma cultura pouco exposta - a Rússia -, atores muito talentosos, uma trilha sonora marcante e uma fotografia maravilhosa. O romance de Jivago e Lara não é comum. Eles enfrentam acontecimentos históricos na Rússia. É como hoje em dia assistir um épico chinês, talvez. Para a juventude atual, a China é cheia de encantos e mistérios, para os americanos dos anos 60, a Rússia fazia esse papel. Era ela o país "desconhecido" e problemático, quando levado em conta a rivalidade entre Estados Unidos e Rússia na Guerra Fria, contemporânea a "Doutor Jivago". Omar Sharif e Julie Christie foram o casal preferido de toda uma geração que lotava os cinemas na década de 60. Yuri Jivago é, a princípio, frio. Mas o espectador consegue perceber que ele sofre por amor e que em meio a tantos problemas que o país enfrentava, a única coisa que ele realmente desejava era estar ao lado do grande amor de sua vida. E Lara, que no começo é vista como a "vilã", acaba conquistando a compaixão da platéia.

Os aspectos técnicos do filme que mais chamam a atenção são a trilha sonora e a fotografia. Maurice Jarre compôs um dos clássicos do século XX. O "Tema de Lara" é um dos temas de filme mais marcantes de todos os tempos. A música é essencial para conferir dramaticidade e personalidade as personagens. Já o trabalho de Freddie Young, diretor de fotografia, foi captar a imagem do inverno russo e da solidão que isso significa na maior parte do filme. Apesar de não ter sido filmado na Rússia, Young utilizou o inverno do Canadá e da Inglaterra para construir os cenários do filme. Uma das cenas mais impressionantes é da casa de campo da família de Jivago, que da primeira vez é mostrada em uma grande panorâmica, como é característica dos filmes do diretor David Lean.

Lean foi acusado de dar mais enfoque à Revolução Russa que ao caso de amor de Jivago e Lara. Mas a maneira como o cineasta tratou do assunto não trouxe nenhum problema ao filme, principalmente para quem se interessa pelo assunto. É difícil filmar mais de 4 horas de filme, sem perder a concentração do espectador, principalmente quando se usa um fator "coadjuvante" do filme - no caso, os contextos históricos. Mas David Lean consegue fazer isso de maneira brilhante. "Doutor Jivago" é um filme maravilhoso em todos os aspectos. Assim como nos anos 60 conquistou milhões de fãs no mundo inteiro, o filme de David Lean continua impressionando e encantando os espectadores.


Ficha Técnica:

Doutor Jivago - Doctor Zhivago
Estados Unidos - 1964
Direção: David Lean
Produção: Arvid Griffe, David Lean, Carlo Ponti
Roteiro: Robert Bolt, baseado no livro de Boris Pasternak
Fotografia: Freddie Young
Trilha Sonora: Maurice Jarre
Elenco: Omar Sharif, Julie Christie, Gerladine Chaplin, Rod Steiger, Alec Guiness, Tom Courtnay, Siobhan McKenna, Ralph Richardson, Rita Tushingham, Jeffrey Rockland, Tarek Sharif, Bernard Kay, Klaus Kinski, Gerard Tichy, Noel William
Duração: 200 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário