sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Quando Explode a Vingança
- You taught me one thing! (Juan)
- What?! (Sean)
- How to get fucked! (Juan)
Quando Explode a Vingança - Giù La Testa/Duck You Sucker
Itália - 1971
Direção: Sergio Leone
Produção: Fulvio Morsella
Roteiro: Luciano Vincenzoni, Sergio Leone e Sergio Donati
Trilha Sonora: Ennio Morricone
Elenco: James Coburn, Rod Steiger, Maria Monti, Rik Bataglia, Franco Grazosi
Duração: 158 minutos
Juan Miranda (Rod Steiger) é um camponês com aspirações de Robin Hood - roubar dos ricos, para dar aos pobres. Sean Mallory (James Coburn) é um revolucionário irlandês viciado em danamites (!). Inicialmente os dois desenvolvem uma relação muito difícil, mas depois se unem e se envolvem em um plano para libertar prisioneiros políticos, na defesa de seus compatriotas (os dois vivem no México) perante a milícia de um sádico oficial.
Quando Explode a Vingança é o filme mais desconhecido de Sergio Leone e um dos menos bem recebidos pelo público. Apesar dos pontos negativos, não se pode dizer que o filme não apresenta as características marcantes do diretor: longos planos-sequências, paisagens extensas e calorentas, grande quantidade de closes etc. Mas um novo traço de Sergio Leone apareceu em Quando Explode a Vingança: o senso de humor. O camponês Juan Miranda é hilário. Ele aprende a lidar com as dificuldades da vida de uma maneira bem otimista; que até chega a lembrar a visão brasileira do que é viver. Não que essa característica nunca tivesse aparecido nas obras de Leone, mas, nesse filme, ela é bastante explorada.
Outro ponto técnico positivo é a trilha sonora de Ennio Morricone. Se Leone falhou em Quando Explode a Vingança, a trilha sonora não deixou nada a desejar. Mais uma vez fica evidente a grandeza de Ennio Morricone; as músicas do filme são aquelas bem grudentas (de uma meneira positiva) e, portanto, marcante. Como Quando Explode a Vingança é o filme menos conhecido de Leone, a trilha sonora seguiu o mesmo caminho. Mas é excelente.
Quando Explode a Vingança é tedioso! Por Um Punhado de Dólares (primeiro filme de Leone) é muito mais divertido que este que foi um de seus últimos. As duas horas e meia do filme passam arrastando, salvo por alguns momentos em que as atuações de James Coburn e Rod Steiger conseguem divertir bastante. A respeito da parte técnica, não há o que reclamar. Mas tudo é muito longo, a trama não consegue prender o espectador (apesar da ideia ser muito boa). O filme foi tão mal recebido pelo público, que Sergio Leone entrou em depressão e adiou por 10 anos a direção de Era Uma Vez na América. Mas toda essa tristeza é até compreensível: um diretor que errou "poucas vezes" na carreira deve sempre exigir o melhor de si. E Quando Explode a Vingança está longe da lista dos melhores de Sergio Leone.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário