terça-feira, 19 de outubro de 2010
A Lula e a Baleia
A Lula e a Baleia é um filme americano, porém com ares franceses. Assim como as produções atuais mais aclamadas, a trama fala de cotidiano, de conflitos, de relacionamentos que não seriam tão bem explorados há 20 anos atrás. Nesse caso, o filme fala sobre dois adolescentes que estão tendo que lidar com a separação dos pais. Bernard Berkman (Jeff Daniels) é um escritor de sucesso, que está vendo a esposa Joan (Laura Linney) atingir fama nessa mesma área. Os dois continuam com as frequentes brigas, mesmo tendo consciência de que o casamento já estava comprometido. Para um dos filhos do casal, a mudança é positiva, mas para o outro é uma complicada transição.
O filme trata de dois temas de uma maneira muito interessante. A primeira, e principal, é a separação: enquanto um dos filhos enxerga o processo de uma maneira natural (como se tivesse consciência do que estava acontecendo) o outro precisa de tempo e precisa entender mais a vida para saber que aquela decisão já estava tomada. No quesito separação também é curioso o fato de que um filho é mais apegado à mãe, enquanto o outro é mais apegado ao pai. Até aí, nada de diferente da realidade de milhões de pessoas. Outro fator explorado em A Lula e a Baleia é a questão da masculinidade. É muito difícil para o marido, enxergar que a esposa está trilhando um caminho de sucesso, na mesma área em que ele atuava.
A Lula e a Baleia é um daqueles filmes que a gente tem a impressão que foi feito com todo cuidado (apesar de ter sido filmado em 23 dias): desde a escolha dos atores, até a trilha sonora. Jeff Daniels e Laura Linney estão ótimos como o casal Berkman. Ele está o típico marido insuportável e machista e ela consegue construir uma personagem em constante evolução. A escolha das músicas também é ótima: praticamente todas as músicas são folks e trouxe de volta grandes cantores do estilo: Bert Jansch e Loudor Wainright III. Além do folk, Pink Floyd também faz parte da trilha sonora.
A Lula e a Baleia é leve e discute temas atuais de uma maneira bem interessante; tudo é baseado no cotidiano, nada que é mostrado no filme não poderia acontecer com qualquer um, em qualquer lugar do mundo. Mas, por ser tão leve, não é um daqueles filmes inesquecíveis. Serve para assistir, refletir e depois já pensar em outra coisa.
Ficha Técnica:
A Lula e a Baleia (The Squid and the Whale)
Estados Unidos - 2005
Direção: Noah Baumbach
Produção: Wes Anderson
Roteiro: Noah Baumbach
Trilha Sonora: Britta Phillips e Dean Wareham
Elenco: Owen Kline, Jeff Daniels, Laura Linney, Jesse Eisenberg, William Baldwin, David Benger, Anna Paquin, Halley Feiffer
Duração: 81 minutos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário