segunda-feira, 10 de maio de 2010

Eisenstein e o Construtivismo Russo




Eisenstein e o Construtivismo Russo
ALBERA, François. Eisenstein e o construtivismo russo: a dramaturgia da forma em 'Stuttgart' (1929). São Paulo: Cosac & Naify, 2002. 371 p.

Os textos de François Albera são uma referência nos estudos sobre cinema dos anos 20 e, principalmente, sobre o diretor russo Sergei Eisenstein. Nesta obra ele analisa o manuscrito "Sturgart", que o cineasta apresentaria na exposição "Filme e Foto", em 1929. O evento era um encontro de artistas de vanguarda. Eisentein e o Construtivismo Russo é obra obrigatória para alguém que se interessa pelo mais famoso e revolucionário cineasta russo de todos os tempos.

Neste livro o autor analisa o manuscrito "Stutgart" que fala sobre a principal característica dos filmes de Eisenstein: a montagem. Para o diretor este era o recurso que diferenciava o cinema de todas as outras obras de arte. A obra também discute a influência do movimento construtivista não só nas obra de Eisenstein, mas em outras vertentes da arte, como a pintura, fotografia, cenografia, poesia etc.

O autor divide o livro de forma bem interessante: analisa o manuscrito em si, o construtivismo russo e resenha de forma crítica alguns filmes de Eisenstein, por exemplo, Outubro e A Linha Geral. É interessante um momento que Albera escolhe dois momentos de O Encouraçado Potemkin e Outubro e analisa cada fotograma do filme: como as cenas foram dispostas, a intenção do diretor, os truques de montagem, entre outros aspectos técnicos.

Por mais que o leitor possa se assustar com o prefácio do livro (pela linguagem e forma direta como o assunto é exposto), ao longo da obra o autor vai explicando alguns elementos técnicos. Mas este é um livro para quem já conhece, pelo menos o mínimo, da linguagem cinematográfica; enquanto Albera explica certas expressões, ele deixa outras de lado, como se o leitor já tivesse um pré-conhecimento de cinema. É interessante ler nas milhares de notas alguns fatos históricos que dão um sentido mais específico para determinados momentos da vida de Eisenstein. Mas no geral, é um livro muito importante para conhecer a história desse cineasta incrível, sua "mise en scène" e abrangência que o movimento construtivista russo atingiu.

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