quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O Âncora: a lenda de Ron Burgundy



Na década de 70, Ron Burgundy (Will Ferrell) é um dos mais famosos âncoras de San Diego. Ele divide a apresentação do jornal com Veronica (Christina Applegate), que faz matérias relacionadas apenas a supostos interesses femininos: cozinha e moda. Quando ela resolve querer mais espaço, Veronica passa a disputar com Ron, e eles começam uma intensa disputa nos bastidores, para ver quem vai ser o âncora principal do telejornal.

O Âncora sintetiza o que 90% dos filmes de comédia representam atualmente e o que eles acrescentam à vida de quem os assiste: nada. Um filme limitado, que busca fazer piada atrás de piada, e sem nenhum bom gosto. É, mais uma vez, a ideia de que para a maioria dos americanos, fazer rir significa humilhar as minorias, fazer piadas a troco de nada e achar que palavrões e pornografia, salvam qualquer filme. É uma receita que, infelizmente, faz sucesso. O Âncora é um daqueles filmes que apenas pela sinopse, o espectador consegue adivinhar absolutamente tudo que vai acontecer até o final do filme. Previsível e de mau gosto: essa é a definição desse filme.

O Âncora não apresenta pontos positivos e se apresenta não são tão bons assim pra fazer com que sejam lembrados. É uma pena que o estilo de fazer comédia criado por Charles Chaplin, passando pelos Irmãos Marx e atualizado por Woody Allen, sejam tão restritos: existe uma minoria que faz e outra minoria que assiste. O filme de Adam McKay é muito supérfluo, e apesar de ter apenas 90 minutos, parece uma e-t-e-r-n-i-d-a-d-e! É uma pena que esse tipo de filme faça tanto sucesso.

O Âncora figura em uma lista que aponta os 100 melhores filmes da década. Essa aparição continua uma ENORME dúvida. Não é possível que entre os anos 2000 e 2010, foram feitos tão poucos filmes bons. Na verdade, uma lista de filmes poderiam ser feitas apenas para disputar um lugar contra O Âncora nessa listinha. Adam McKay até faz referências a filmes antigos e gêneros clássicos do cinema, como o Velho Oeste, mas a piada é tão forçada e exagerada que atinge o ridículo.

O Âncora é um filme não aconselhável, ridículo e de muito mau gosto.


Ficha Técnica:

O Âncora: a lenda de Ron Burgundy
Estados Unidos - 2004
Direção: Adam McKay
Produção: Judd Apatow
Fotografia: Thomas E. Ackerman
Roteiro: Will Ferrell e Adam McKay
Trilha Sonora: Alex Wurman
Elenco: Will Ferrell, Christina Applegate, Paul Rudd, Steve Carrel, David Koechner, Fred Willard, Chris Parnell, Kathryn Hahn, Fred Armisen, Luke Wilson, Vince Vaughn, Paul F Tompkins, Jack Black, Tim Robbins, Ben Stiller, Danny Trejo, Seth Rogen
Duração: 91 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário